A primeira família de cafés-restaurantes que contribui para a inclusão profissional de pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento
QUEM SOMOS?
A primeira família de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, nascida em França em 2017, que emprega e forma pessoas com dificuldades intelectuais e do desenvolvimento.
A principal ambição é de colocar a diferença no coração das nossas cidades e das nossas vidas, potenciar o encontro em meio comum e propor trabalho a pessoas afastadas do meio laboral. O nosso Café feliz quer construir um modelo sustentável e fazer da diferença uma força.
A marca JOYEUX chega a Portugal em 2021 através da Associação VilacomVida que a representa exclusivamente e a fará crescer no nosso país. Assim, a Joyeux Portugal serve como veículo para a implementação da missão da VilacomVida de empregar e formar jovens-adultos com tanto talento por revelar.
Depois de uma primeira avaliação, os colaboradores Joyeux recebem formação por parte de uma equipa especializada de RH, terapeutas ocupacionais, mestres de culinária e de tutores experientes na área de restauração.
Após um período inicial de formação, muitos colaboradores Joyeux integram os Cafés Joyeux com um contrato de trabalho sem termo. Em função das suas capacidades e sempre enquadrados por supervisores atentos, os colaboradores Joyeux ocupam diferentes funções dentro da área da restauração: barista, caixa, cozinha e serviço de sala.
A REALIDADE PORTUGUESA
Este foi o problema com que nos deparámos, a realidade de quem sofre de dificuldades intelectuais e do desenvolvimento (DID) está longe de ser fácil.
Em Portugal, existem mais de 12.000 pessoas com Síndrome de Down / Trissomia 21*, mais de 2300 famílias têm uma ou mais crianças diagnosticadas com autismo** e 15% de pessoas institucionalizadas com DID podem ser autónomas***.
Na sua maioria, não sabem o que irão fazer da vida depois da escola sendo, assim, urgente demonstrar o seu potencial para uma profissão, para que não desperdicem as suas capacidades em soluções de cariz ocupacional. Fonte: *APPT21, **Ass. Port. Síndrome Asperger, ***DN 2016
A NOSSA MISSÃO
O Café Joyeux em Portugal é uma empresa social detida integralmente pela Associação VilacomVida, cuja missão é de aproximar a sociedade da diferença para que esta deixe de o ser.
Para tal, aposta na revelação de talentos de pessoas com DID, usando um modelo inovador e inclusivo de formação potenciador de empregabilidade para as futuras gerações autónomas e de uma sociedade plural. O Café Joyeux é uma empresa não partidária.
OS NOSSOS NÚMEROS
colaboradores Joyeux
com DID com contrato de trabalho
cafés-restaurante ativos
(São Bento, Ageas, Cascais, Natura Towers)
gestores e profissionais da restauração
marca de café solidário e inclusivo (grãos e cápsulas)
clientes já visitaram os nossos Cafés Joyeux, provaram as nossas receitas e saíram ainda mais felizes
cafés-restaurantes Joyeux em Portugal até 2026! Prometemos levar a alegria da autonomia a tantos mais jovens, de norte a sul do país
BONITO
Criámos um ambiente alegre para os membros da nossa equipa trabalharem, tal como um ambiente acolhedor e caloroso para vos receber. E porque são as pequenas coisas que fazem a diferença, a nossa decoração e cores apelam à boa disposição, para que se sinta bem e acolhido durante a sua visita ao Café Joyeux.
BOM
No Café Joyeux temos bem assentes as nossas convicções culinárias: respeitar as estações, encontrar os melhores produtos e apoiar os produtores locais! Aproveite a nossa carta gulosa, cozinhada e servida com o coração.
VERDADEIRO
No Café Joyeux, todos os nossos colaboradores são únicos: naturais, espontâneos e sempre profissionais. Os colaboradores Joyeux têm todo o orgulho em recebê-lo no Café Joyeux e em partilhar consigo momentos de alegria.
UMA REVOLUÇÃO POSITIVA NAS NOSSAS VIDAS
Tornar-se um colaborador nos Café Joyeux muda não só a vida diária dos colaboradores Joyeux, como também a das suas famílias e/ou amigos.
O David está feliz. Sai de casa de manhã cedo, feliz por ir trabalhar, chega a casa feliz todos os dias com muitas histórias para contar. Diz que no café são uma família e dão muito apoio uns aos outros. O que ele gosta mais de fazer é de cumprimentar os clientes à porta e ir às mesas perguntar se está tudo bem.
Mãe do David, colaborador Joyeux
Tem uma pergunta, uma ideia ou gostaria de nos contactar para saber mais informações?