A INCLUSÃO PROFISSIONAL NÃO TEM FRONTEIRAS
Depois de Rennes, Paris e Bordeaux, o Café Joyeux, a marca francesa de cafés-restaurantes solidários e inclusivos, escolheu Portugal, em Lisboa, para a sua primeira localização na Europa, com a intenção de mostrar que a inclusão profissional não tem fronteiras.
CAFÉ JOYEUX DE SÃO BENTO INAUGURADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA MARCELO REBELO DE SOUSA E OUTROS CONVIDADOS DE EXCELÊNCIA
A inauguração do Café Joyeux em S. Bento teve lugar no sábado de 20 de Novembro de 2021, em frente à Assembleia da Rep´ublica, na presença do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa Carlos Moedas, Sophie Cluzel, Secretária de Estado francesa para as Pessoas com Deficiência e da sua homóloga portuguesa Ana Sofia Antunes, e dos fundadores do Café Joyeux, Yann e Lydwine Bucaille.
Organizada no coração da Semana Europeia para o Emprego de Pessoas com Deficiência (SEEPD), o significado desta inauguração assume uma dimensão totalmente nova e altamente simbólica no contexto deste evento europeu dedicado à deficiência e à inclusão profissional.
O Café Joyeux acredita que, para deixar uma marca concreta no mundo, para mudar a forma como as pessoas vêem a diferença, é essencial continuar a abrir cafés-restaurantes Joyeux no coração das nossas cidades e das nossas vidas, em França, Portugal e no estrangeiro.
AS DIFICULDADES INTELECTUAIS E DO DESENVOLVIMENTO TAMBÉM AFETAM PARTE DA POPULAÇÃO PORTUGUESA
Em Portugal, segundo os dados disponíveis, existem cerca de 600.000 pessoas com deficiência, das quais 200.000 têm dificuldades intelectuais e do desenvolvimento. Há menos de 0,5% de pessoas com deficiência em empresas privadas com mais de 10 empregados e representam menos de 2,3% do número total de trabalhadores na administração pública.
A maioria destas pessoas não tem acesso ao mercado de trabalho. A taxa de desemprego para a população em geral diminuiu 18,8% entre 2011-2016, mas aumentou 26,7% para a população com deficiência, o que representa o dobro da taxa de desemprego para esta população.
MUDAR A FORMA COMO AS PESSOAS VÊEM AS DIFICULDADES INTELECTUAIS E DO DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DO ENCONTRO SOCIAL, GRAÇAS À MARCA CAFÉ JOYEUX EM PORTUGAL
«É, portanto, um grande orgulho e privilégio para nós, mas também uma grande responsabilidade, desenvolver esta marca inclusiva e solidária no nosso território, com a qual temos tanto em comum. A nossa missão é mudar a forma como as pessoas olham para as dificuldades intelectuais e do desenvolvimento, encontrando-se e partilhando com elas, oferecendo um serviço de restauração de qualidade que permita um contacto mais próximo, regular e positivo com as pessoas com deficiência. A assinatura deste acordo é o culminar de um longo processo de aprofundamento e conhecimento mútuo entre os dois projectos, que para VilacomVida começou com o projecto-piloto CafécomVida.»
Filipa Pinto Coelho,
Presidente da Associação Vilacomvida e Chefe do Executivo da JOYEUX Portugal
«A história do Café Joyeux está a ser escrita todos os dias. Como nós e as nossas equipas, estamos orgulhosos de ver o nosso conceito desenvolver-se no vosso país”. Continuar a nossa missão internacional de promover a imagem de uma França aberta às diferenças e à fragilidade é um sonho que se está a tornar realidade, graças a vocês. Porque não há fronteiras para a inclusão profissional. Obrigado à Filipa e a toda a sua equipa por estes meses de trabalho e de trocas de informação que permitiram o Joyeux estabelecer-se no seu território. Juntos, vamos mudar a forma como encaramos a deficiência e agir para a inclusão! Bem-vindos à nossa família feliz!»
Yann e Lydwine Bucaille,
co-fundadores do Café Joyeux.
MUDAR A FORMA COMO AS PESSOAS OLHAM PARA AS DIFICULDADES INTELECTUAIS E DO DESENVOLVIMENTO ATRAVÉS DE ENCONTRO SOCIAL, GRAÇAS À MARCA CAFÉ JOYEUX EM PORTUGAL
O objectivo da equipa portuguesa é desenvolver entre 5 e 7 cafés-restaurantes totalmente operacionais no país até 2026, permitindo assim o recrutamento de uma centena de membros da equipa Joyeux.
Para além de Portugal, estão previstas outras aberturas na Europa pelo Café Joyeux França nos próximos meses.
Deixa um comentário
Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.